Valtteri Bottas, piloto da Mercedes, terminou a primeira semana dos testes da pré-temporada como o mais rápido, depois de fazer 1:15.732s ao redor do Circuito da Catalunha-Barcelona durante a sessão da manhã desta sexta-feira. O finlandês não foi mais superado por seus rivais, incluindo seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, pelo restante do dia.
Bottas assumiu as tarefas no Mercedes W11 durante a sessão da manhã antes de entregar o carro para Hamilton à tarde, com o hexacampeão terminando no segundo lugar – apesar de 0,784s atrás do líder.
A sexta-feira viu quatro bandeiras vermelhas durante as 16 horas de ação em Barcelona. A primeira veio com Sebastian Vettel, que teve um problema no motor de seu Ferrari SF1000 pela manhã. A Scuderia trocou a PU do alemão para a sessão da tarde, terminando na 13ª posição com o tempo “não considerável” de 1:18.384s – por diversas vezes, a onboard de Vettel mostrou o motor limitado em 200 km/h e depois 290 km/h.
Nicholas Latifi trouxe a bandeira vermelha depois de parar o Williams FW43, com um problema não relatado pela equipe.
Daniel Ricciardo trouxe uma bandeira vermelha durante a tarde, depois que a Renault pediu que o australiano parasse imediatamente o carro. O piloto da equipe francesa retornou aos boxes e logo estava de volta ao circuito, completando 93 voltas.
Kevin Magnussen rodou na curva 8 e bateu sua VF20 nas proteções depois de um furo nos pneus. O dinamarquês completou apenas quatro voltas à tarde, enquanto a Haas não conseguiu arrumar o carro para voltar à pista.
Apesar do problema com Ricciardo, Esteban Ocon completou um dia positivo para a Renault na terceira posição, acumulando 76 voltas e sem nenhum problema.
Lance Stroll foi o quarto colocado com o RP20, à frente do AT01 de Daniil Kvyat. Stroll cumpriu a programação do dia para a Racing Point, acumulando 116 voltas.
Antonio Giovinazzi terminou na sexta posição e foi o piloto com a maior quilometragem acumulada do dia. O italiano completou 152 giros com o Alfa Romeo C39.
Max Verstappen danificou a suspensão do RB16 durante a manhã, entregando para Alexander Albon durante a tarde.