Se você é um membro orgulhoso da Glorious PC Gamer Master Race, e possui um desktop da NASA ou notebook parrudo para rodar todos os seus jogos no máximo, alguns aplicativos podem te ajudar a tirar ainda mais proveito de suas máquinas.
8 programas grátis obrigatórios em um PC gamer
Todo PC gamer que se preze precisa de uma série de programas, para permitir a melhor experiência possível no jogo. Listamos aqui alguns dos mais essenciais:
1. Quantos clientes de lojas de games digitais forem necessários
Eu poderia dedicar um item para uma, mas sejamos objetivos: os clientes de lojas digitais como o Steam, a Origin, a Epic Games Store, a Uplay, a Blizzard.net, a Bethesda, o GOG e etc. cumprem a função de gerenciar seus jogos instalados, mantendo-os atualizados, e em alguns casos, com rede social, chat de voz, vídeo e texto.
Como regra geral, utilize os clientes das lojas onde você adquiriu seus games favoritos; hoje em dia, é bem provável que você acabe precisando de três deles, no mínimo.
2. Discord
O Discord (Windows, macOS, Linux, iPhone e Android), um aplicativo de chat de voz, vídeo e texto é hoje uma das ferramentas mais importantes para gamers para fazer o gerenciamento de grupos e comunidades. Suporta bots, que trazem recursos adicionais, também é como uma loja de games e agrada até quem não joga.
3. OBS
Quando o assunto é transmitir partidas ao vivo na internet, poucos programas são mais poderosos que o OBS. Por ser um projeto de código aberto, o Open Broadcaster Software conta com todos os prós e contras de ter uma enorme comunidade do software livre por trás. Possui uma infinidade de recursos, ajustes finos até não poder mais e roda no Windows, no macOS e no Linux. Por outro lado, não é tão simples de ser operado, e não possui um modo de fundo verde, presente no Xsplit.
4. Xsplit
Assim como o OBS, o Xsplit é um programa obrigatório para quem deseja transmitir suas partidas ao vivo na internet. Diferente do OBS, possui uma interface mais amigável e menos complicada, principalmente na versão Gamecaster, voltada para iniciantes; é otimizado para uso com YouTube, Facebook Live, Twitch e outros serviços, podendo ser conectado diretamente a essas redes, e possui simulação de fundo verde. O Xsplit tem uma modalidade gratuita, mas para liberar todos os recursos é preciso pagar.
5. Razer Cortex
O Razer Cortex é uma ferramenta de otimização: uma vez instalado, entrará em ação quando você executar um jogo, eliminando processos desnecessários e liberando mais memória RAM, permitindo uma melhor performance. Conta também com uma ferramenta volta a aumentar o número de frames por segundo (fps), essenciais em jogos de tiro.
6. MSI Afterburner
O MSI Afterburner é um programa democrático: diferente do GeForce Experience, exclusivo para placas de vídeo da nVidia, ele trabalha também com GPUs da AMD, oferecendo uma melhor interação entre elas e o restante dos componentes do computador. Tudo para extrair o máximo do poder de vídeo na hora de jogar.
7. CPU-Z
O CPU-Z é uma ferramenta obrigatória para quem precisa ficar de olho na saúde de seu computador. Monitora a frequência do processador e da memória RAM, e até a voltagem. Identifica os fabricantes dos componentes do computador, fornece dados sobre a versão do Windows, e é importante para quem deseja fazer overclock.
8. CCleaner
Na hora da faxina, o CCleaner é o seu melhor amigo. Ele é capaz de remover facilmente arquivos indesejados, e corrigir erros de registro do Windows, que vão causando problemas de leitura e prejudicando a performance. Também pode desinstalar aplicativos nativos, para quem precisa de espaço em disco para instalar mais jogos.