quinta-feira, 3 de maio de 2018

Equipe AGS de Fórmula 1 - perde Henri Julien


Automobilismo perde Henri Julien, garagista criador da equipe AGS de Fórmula 1


Julien era um verdadeiro garagista e fez na marra seu sonho de Fórmula 1

Henri Julien

Um automobilismo francês e grande representante da última era dos “garagistas” na Fórmula 1. Poucos conhecem Henri Julien, mas aos 85 anos ele colecionava participações no automobilismo europeu desde os anos 1950.  O grande momento de Julien ocorreu na Fórmula 2, em 1982, quando lançou o compatriota Philippe Streiff e faturou vitórias na categoria, apesar da organização quase artesanal.
O bom rendimento na base fez Julien aspirar sonhos maiores e começar o desenvolvimento de um Fórmula 1. Chefão com as mãos na massa, ele teve influencia direta no projeto, feito na raça. Ele comprou um chassis antigo da então extinta equipe Renault de Fórmula 1 e refez todo o carro do zero, equipando o JH21C com o Motori Moderni V6. A estreia veio em 1986 no GP da Itália, com o inesgotável Ivan Capelli. Ainda era cedo e muito rudimentar para se classificar porém.

Julien não desistiu e, no ano seguinte, apresentou uma versão revisada do chassis Renault equipada com motores Ford V8. A receita era mais equilibrada e ele chamou seu piloto da Fórmula 2 Pascal Fabre para guiar. Fabre classificou para dez corridas e obteve um nono lugar.  Para as duas últimas provas do ano Roberto Moreno foi escalado e o incansável brasileiro obteve o primeiro ponto da equipe no GP da Austrália, com um inesperado sexto lugar. No ano seguinte, Julien teria Streiff para levar o JH23, mas o dinheiro limitado impediu um bom desenvolvimento, com um oitavo lugar no Japão como melhor posto.
O melhor AGS foi preparado para 1989, mais adaptado ao Ford V8, leve e rígido, mostrou promessas nos testes com o talentoso Streiff. Durante os trabalhos em Jacarepaguá, contudo, um terrível acidente deixou o francês paraplégico e o dono da equipe atônito. Ainda assim, Gabriele Tarquini assumiu a pilotagem e fez o último ponto da história do time, com um sexto lugar no GP do México. Ainda inscreveria carros para 1990 e 1991, mas a AGS claramente tinha perdido a inspiração com o terrível acidente de Streiff e se recolheu ao silêncio como Julien, que seguiu apenas preparando carros regionais na sua garagem.






Roberto Moreno conseguiu o primeiro ponto da história da equipe, em 1987