quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Era de Ouro da F1 Os melhores pilotos da Década de 80 - Eternizando Sen...







Era de Ouro da F1 Retrata a historias dos melhores pilotos da Década de 80 - Eternizada numa Foto de Senna, Prost, Mansell e Piquet.

======================================================

Senna, Prost, Mansell, Piquet: onze títulos mundiais, o quarteto fantástico da geração 1980 da Fórmula 1. Esta fotografia foi tirada no GP de Estoril de 1986.

Pois é. Foi ideia do Oompa Loompa Bernie Ecclestone de juntar o quarteto para a fotografia no muro. Na época, ele era chefe de equipe da Brabham – mas já era um businessman nato: além de ser o diretor executivo da FOCA (associação dos construtores), estava bastante envolvido com a FISA (associação desportiva) e cada vez mais ele cuidava das negociações dos direitos de transmissão da categoria. Para se ter uma ideia, ele comprou a Brabham por US$ 120.000, em 1971. No fim da década de 1980, vendeu por mais de US$ 5 milhões.



Foram exatamente estes pilotos os quatro primeiro colocados do GP, que aconteceu no dia 21 de setembro. Na ordem: Mansell, Prost (+18,7 s), Piquet (+49,2 s) e Senna (ficou sem combustível, mas estava uma volta à frente do quinto). As diferenças de chegada mostram que, apesar das disputas mais ardidas, do risco, romantismo e desafio maior da época, hoje, a Fórmula 1 é mais disputada. Na época da dominância Prost-Senna na McLaren, era comum que eles chegassem praticamente uma volta à frente do terceiro colocado.