A Hist贸ria da Equipe Ligier Guy Ligier ex automobilista que correu na d茅cada de 1960 em carros esportivos e na F2, com uma breve passagem pela F贸rmula 1. Em 1968, seu grande amigo Jo Schlesser que n茫o sobreviveu a um acidente fatal durante o Grande Pr锚mio da Fran莽a. Guy ent茫o decidiu criar a Ligier, que realizou sua primeira grande corrida em 1970 no campeonato de carros esportivos. Os carros tinham as iniciais JS, Em homenagem ao motorista Jo Schlesser. Atuando em campeonatos de carros esportivos Guy correu as 24 de le Mans com JS1, A equipe conquistou sua primeira vit贸ria em 1974 em um evento menor, as 4 horas de Le Mans. Naquele mesmo ano, os Ligiers disputaram a primeira temporada em tempo integral, com um sexto lugar no circuito de Paul Ricard. No ano seguinte, o JS2 terminou em 2潞 nas 24 horas de Le Mans. Ap贸s o pedido de seu principal patrocinador, os cigarros Gitanes, A equipe iria competir na categoria m谩xima do automobilismo a Formula 1 a partir da temporada de 1976. Na Estreia em 76 a equipe estreou na F贸rmula 1 no GP do Brasil, alinhando um 煤nico carro, guiado por Jacques Laffite. Com um desenho bastante peculiar de suas tomadas de ar, o JS5 ficou popularmente conhecido como "bule de ch谩". A Ligier teve um in铆cio promissor em sua estreia com seus motores V12 fornecidos pela Francesa Matra, a equipe obteve 贸timos resultados logo no ano de estreia, com Laffite conquistando tr锚s p贸dios, sendo dois terceiros lugares na B茅lgica e na It谩lia e um segundo lugar na 脕ustria. Na temporada de seguinte a equipe trouxe o franc锚s Jean Pierre Jarier para completar o time azul no grid de largada. E 脡 nesse mesmo ano de 77 que a ligier somou 19 pontos e um p贸dio in茅dito de lafite que veio no GP da Su茅cia. O time parecia destinado ao sucesso. Mas tudo ficou apenas na apar锚ncia. Apesar de altas verbas recebidas do governo franc锚s, os resultados positivos n茫o surgiram como esperado. 1979: Tendo trocado os motores Matra pelos motores Ford, a equipe teve sua melhor fase. Nesse ano a ligier trouxe Patrick Depailler no lugar de Jarrier. Mas este se acidentara e d谩 lugar ao belga Jacky Ickx, primeiro n茫o-franc锚s a guiar um carro da equipe, que j谩 encontrava em final de carreira. Laffite continuaria sendo a principal lideran莽a da Ligier, conquistando duas vit贸rias, somando seis p贸dios, contra dois de Depailler e nenhum de Ickx, que se aposentou no fim do ano. Ao fim, a Ligier conquistou o terceiro lugar no mundial de construtores, com 61 pontos. J谩 o ano de 1980 foi a ano da Ligier. Mais uma vez, Laffite continua como principal piloto da equipe, tendo a seu lado mais um franc锚s, Didier Pironi. Ambos conquistam dez p贸dios (cinco para Pironi e outros cinco para Laffite), e o grandioso vice-campeonato de construtores, com 66 pontos. A partir da铆, no entanto, a equipe entrou num longo e melanc贸lico decl铆nio. O retorno dos motores Matra, em 1981, foi um desastre, e desde ent茫o o time n茫o mais se encontrou. Laffite permanece pelo sexto ano seguido na Ligier e conquista a 煤ltima vit贸ria de sua carreira no GP do Canad谩, mas a Ligier com motores Matra n茫o repete o mesmo desempenho de 1980, e fica em quarto lugar. Em 83, Laffite deixa a equipe, e segue pela Williams, Jarier, aos 36 anos de idade, retorna ao time, tendo ao seu lado o jovem brasileiro Raul Boesel.A equipe termina aquele ano sem marcar nenhum ponto desde de sua estreia em 76. Na temporada de 85 marca a volta de Jacques lafite ao time. vindo de uma malsucedida temporada na Williams. O ponto negativo da equipe naquele ano foi o GP da 脕ustria, onde De Cesaris protagoniza um acidente incr铆vel, onde ele, ao tentar ultrapassar Derek Warwick, roda e capota o carro tr锚s vezes, saindo ileso. Esta foi a gota d'谩gua para Guy Ligier, que o demite pouco depois. Para o lugar do italiano, Guy contrata Philippe Streiff, que conquista seu 煤nico p贸dio no GP da 脕ustralia, mesmo tendo batido contra Laffite na tentativa de ultrapass谩-lo. Para 1986, a equipe renova o contrato de Laffite, que teria como companheiro outro experiente piloto, Ren茅 Arnoux. Jacques conquistou seu 煤ltimo p贸dio no GP do Brasil, aos 41 anos de idade, e vinha fazendo uma temporada mediana at茅 sofrer grave acidente no GP de Brands Hatch, e se v锚 obrigado a encerrar sua longa carreira de 176 provas, empatando a marca do ingl锚s Graham Hill. Para o lugar do veterano, Guy Ligier contratou mais um franc锚s, Philippe Alliot. Ao final da temporada, a Ligier conquista o quinto lugar, com 29 pontos somados. O fundo do po莽o parecia ter chegado em 1987, quando a equipe Ligier n茫o p么de come莽ar a temporada por n茫o ter fornecedor de motores. Logo na segunda prova a BMW-Megatron acertou a cess茫o de seus turbos, mas nas quatro temporadas seguintes a equipe ainda enfrentaria mais tr锚s trocas de motores.