O começo de tudo
Filho de um empresário do ramo metalúrgico, Ayrton Senna da Silva desde cedo interessou-se por carros de corrida.
Aos quatro anos, ganhou de presente um pequeno kart de 1 HP, com o qual começou a brincar no pátio da empresa de seu pai. Três anos depois, passou a treinar no kartódromo de Interlagos, em São Paulo.
Infância
Com oito anos, Ayrton Senna correu pela primeira vez num kart profissional, competindo com adultos. Em 1974, foi campeão paulista na categoria júnior, conquistando o título de campeão brasileiro na mesma categoria no ano seguinte.
Conquistou diversos títulos no kart, chegando a campeão sul-americano, e foi duas vezes vice-campeão mundial, em 1979 e 1980. Em novembro desse ano, Ayrton Senna fez testes para ingressar na equipe Van Dieman, de Fórmula 1600, na Inglaterra. Participou de diversas competições, obtendo várias vitórias. No ano seguinte, por um breve intervalo, voltou ao Brasil, disposto a assumir os negócios na empresa de seu pai, mas logo retornou à Inglaterra.
Fórmula 1
Em 1982, Senna disputou o Campeonato Europeu 1600. Nesse mesmo ano, transferiu-se para a Fórmula Fiat 2000. A entrada de Ayrton Senna na Fórmula 1 começou em 1983, quando disputou a Fórmula 3 na Inglaterra. Bem-sucedido nessa temporada, obteve propostas para competir na McLaren e na Williams. Acabou escolhendo uma equipe pequena, a Toleman.
Em 1985, Senna passou a competir pela Lotus, uma equipe de tamanho médio com a qual preparou o salto que daria em sua carreira. Na Lotus, disputou 48 grandes prêmios entre 1985 e 1987, vencendo seis vezes. Passou a competir com pilotos consagrados, como Alain Prost, Nigel Mansell e Nelson Piquet.
McLaren
Senna acertou sua entrada na McLaren Honda em 1987. Com tecnologia de ponta, a McLaren associava aerodinâmica e potência. Com ela, Ayrton Senna foi campeão mundial em 1988. Foi vice, em 1989 e novamente campeão nos anos de 1990 e 1991. Nessa época, a inimizade entre Senna e o também piloto da McLaren Alain Prost tornou-se pública.
Despedidas
O ano de 1992 marcou a decadência da equipe da Honda. Senna teve problemas em várias provas e acabou a temporada em quarto lugar. No ano seguinte, Senna despediu-se da McLaren, completando uma prova pela última vez, em Adelaide, na Austrália.
O campeão mundial transferiu-se para a Williams em 1994, numa transação de 20 milhões de dólares.
Alguns resultados antes da F1
1973 - 01/jul - Primeira corrida de kart - Circuito de Interlagos
1978 - Campeão Sul-Americano de kart
1978 - Campeão Brasileiro de kart
1979 - 18 a 23/set - Mundial de Kart em Estoril/Portugal - 2º colocado
1980 - Campeão Brasileiro de kart
1981 - Fórmula Ford 1600 - Equipe Van Diemen (Dois campeonatos: P&O Ferries (PO) e Townsend Thoresen (TT))
08/03 - TT - Thruxton - 3º
15/03 - TT - Brands Hatch - 1º
22/03 - TT - Mallory - 2º (Pole)
05/04 - TT - Mallory - 2º
Vitórias na F1
1985 – Equipe Lotus:
21/04 – GP de Portugal, circuito do Estoril
15/09 – GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps
1986 – Equipe Lotus:
13/04 – GP da Espanha, circuito de Jerez de la Frontera
22/06 – GP dos EUA, circuito de Detroit
1987 – Equipe Lotus:
31/05 – GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo
21/06 – GP dos EUA, circuito de Detroit
1988 – Equipe McLaren:
01/05 – GP de San Marino, circuito de Ímola
12/06 – GP do Canadá, circuito Gilles Villeneuve
19/06 – GP dos EUA, circuito de Detroit
10/07 – GP da Inglaterra, circuito de Silverstone
24/07 – GP da Alemanha, circuito de Hockenheim
07/08 – GP da Hungria, circuito de Hungaroring
28/08 – GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps
30/10 – GP do Japão, circuito de Suzuka
1989 – Equipe McLaren:
23/04 – GP de San Marino, circuito de Ímola
07/05 – GP de Mônaco, circuito de Monte Carlo
28/05 – GP do México, circuito Hermanos Rodriguez
30/07 – GP da Alemanha, circuito de Hockenheim
27/08 – GP da Bélgica, circuito de Spa-Francorchamps
01/10 – GP da Espanha,circuito de Jerez de la Frontera
Em prol de um mundo melhor
Senna demonstrava publicamente preocupação com a pobreza generalizada no Brasil, especialmente em relação às crianças. Após sua morte, foi descoberto que ele havia doado em segredo uma porção muito grande de sua fortuna pessoal (estimada em cerca de US$ 400 milhões) para ajudar as crianças pobres.
Pouco antes de sua morte, ele criou a estrutura de uma organização dedicada às crianças pobres brasileiras, que mais tarde se tornou o Instituto Ayrton Senna.
“Se a gente quiser modificar alguma coisa, é pelas crianças que devemos começar, por meio da educação.“ Ayrton Senna
Adeus ao grande Senna
No dia 1° de maio de 1994, Senna liderava a prova no circuito de Ímola, na Itália, quando saiu da pista na curva Tamburello e bateu no muro de proteção a 300 km/h. Foi socorrido na pista. Quando a equipe médica chegou, porém, o piloto já estava em coma.
No dia 4 de maio de 1994, seu corpo chegou ao Brasil. Consternada, a população de São Paulo assistiu ao cortejo fúnebre que foi do aeroporto à Assembléia Legislativa. Coberto com uma bandeira do Brasil, o corpo do campeão foi velado por milhares de pessoas, recebendo honras de Chefe de Estado. Em dez anos de Fórmula 1, Ayrton Senna disputou 161 corridas, venceu 41 e conquistou 62 Pole Positions (Primeira posição de largada). O impacto de sua morte entristece os brasileiros até nos dias de hoje.