Um dos maiores pilotos do automobilismo brasileiro e mundial, hoje completa 60 anos de idade. O tricampeão do Mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet Souto Maior.
Nelson é considerado um dos pilotos mais completos da Fórmula 1, pois além de ser um vencedor, é um dos pilotos que mais conseguia fazer estratégia até contra seus companheiros de equipe, e um ótimo mecânico e acertador de carros. Sabia ser bem rápido, e tinha muito controle de seus carros. Aquela famosa suspensão da Williams em 1993, é criação dele, assim como os "cobertores" de pneus, que são usados até hoje na Fórmula 1.
Sua família era contra a sua carreira no automobilismo, então para não chamar a atenção destes, ele usou o sobrenome da mãe, menos conhecido, e mudou algumas letras. Então nas pistas de pequenas categorias brasileiras, ele era conhecido apenas como Piket.
Quando se tornou campeão da Fórmula Super Vê, fez as malas, e foi correr de Fórmula 3 na Europa. Logo chamou a atenção do circo da Fórmula 1, onde fez sua estreia em 1978. Chegou na categoria máxima guiando outros carros, e só assumiu o cockpit da Brabham na quinta corrida daquele ano. Nelson Piquet, e Brabham formaram uma das melhores parcerias de piloto e equipe da Fórmula 1.
Seu primeiro título veio em 1981, na Brabham BT49 Ford Cosworth, na qual no ano passado, ele deu uma volta em Interlagos. Em 1983 veio o segundo título, mas não satisfeito com o desempenho dos motores BMW, foi para a Williams, onde conquistou seu último título em 1987, com o motor Honda. O detalhe dos motores, é porque o próprio Piquet faz questão de dizer que foi campeão com motores diferentes, enquanto Ayrton Senna conseguiu seus três títulos com motores Honda (diferentes, mas feitos pela mesma montadora). Mas enfim, os dois são/foram grandes pilotos da Fórmula 1.
Lembro da rivalidade entre os dois pilotos, porque em outra coisa que Piquet sempre foi muito bom, era em criar desafetos, com suas críticas fortes, piadas, sarcasmo, frases de efeito, tanto contra pilotos brasileiros, quanto contra seus companheiros de equipe e outros rivais. O que foi o bastante para dividir a torcida brasileira entre "piquetistas" e "sennistas".
Não digo esses coisas como críticas... Era a brilhante forma que Piquet conseguiu para desestabilizar seus adversários psicologicamente. Fazia piada do nariz de Alain Prost, adorava irritar Nigel Mansell, fazia escândalos na imprensa com suas declarações, e até deu uns socos em Eliseo Salazar após um acidente entre os dois. Mas sobrava para os repórteres também... (Rs). "Por que os cobertores nos pneus?" (repóter), "Porque estão com frio!" (Piquet). Isso quando ele começou a ter a ideia de ir para a pista com os pneus já um pouco aquecidos.
Nelson Piquet também ficou famoso na história do automobilismo, por uma manobra que até hoje é considerada uma das maiores ultrapassagens da hitória da Fórmula 1, em 1986, no GP da Hungria, sobre ninguém mais ninguém menos do que Ayrton Senna da Silva.
O que essa manobra tem de tão fantástico? Ora, naquela época o piloto levava o carro muito mais "no braço" do que na eletrônica. Sem controle da - brutal - tração, Piquet andou com seu carro de lado, como se fosse um kart. O tricampeão Jackie Stewart na hora comentou que essa espetacular ultrapassagem foi como "dar um looping em um Boeing 747".
Piquet é um grande sobrevivente. Na Fórmula 1, teve um acidente quase fatal na curva Tamburello (sim, a mesma que tirou a vida de Senna), e já fora da categoria, se aventurando na Fórmula Indy, bateu em Indianápolis, em um acidente que poderia ter lhe custado as pernas. Dois acidentes graves, mas o que mais me admira, é que há não muito tempo, ele descobriu que possui uma má formação em seu coração, e que isso pode lhe tirar a vida. Mas acho difícil ele morrer por isso, depois de passar por tantas emoções fortes durante toda a sua vida.
Piquet é um grande sobrevivente. Na Fórmula 1, teve um acidente quase fatal na curva Tamburello (sim, a mesma que tirou a vida de Senna), e já fora da categoria, se aventurando na Fórmula Indy, bateu em Indianápolis, em um acidente que poderia ter lhe custado as pernas. Dois acidentes graves, mas o que mais me admira, é que há não muito tempo, ele descobriu que possui uma má formação em seu coração, e que isso pode lhe tirar a vida. Mas acho difícil ele morrer por isso, depois de passar por tantas emoções fortes durante toda a sua vida.