Depois de quedas consecutivas nas vendas desde 2014, as fabricantes começam a adotar um discurso um pouco mais otimista para 2017.
Ainda cautelosas, as marcas esperam que este ano represente a retomada do crescimento nos emplacamentos.
Ainda assim, o volume de lançamentos deve ser menor do que em 2016.
A tendência, no entanto, não mudou de 2015 pra cá, quando começaram a "brotar" SUVs em todas as faixas de preço.
Este ano, são pelo menos 20 novidades - com destaque para mudanças profundas no Chevrolet Tracker e no Ford EcoSport, além da chegada de importantes competidores, como o Hyundai Creta, o Renault Captur e Honda WR-V.
Mas não só de SUVs viverá o Brasil.
A Fiat promete duas novidades - hatch e sedã, substitutos de Punto, Bravo e Linea. Já a Volkswagen vai apostar na reestilização do Up, enquanto a Renault lança o Kwid, substituto do Clio.
Para o segmento de motos, o G1 preparou uma lista separada com 30 novidades esperadas para o ano.
O G1 listou mais de 50 novidades de carros para 2017. Confira a lista:
AUDI
A3 Sedan - reestilização leve
Audi A3 Sedan será reestilizado já em janeiro (Foto: Divulgação)
Já estão sendo produzidas em São José dos Pinhais (PR) as primeiras
unidades do A3 Sedan com visual atualizado. Ele deve estrar ainda em
janeiro, e é preciso atenção para notar as diferenças. Os faróis
ganharam um recorte mais definido na parte inferior, enquanto a grade
agora é hexagonal. Para-choques são novos e as lanternas passam a ter
nova disposição das luzes. As motorizações – 1.4 e 2.0, sempre turbo,
não mudam.A5 Sportback e Cabriolet - nova geração
Audi A5 Sportback (Foto: Divulgação)
Praticamente todos os modelos importados da Audi que passaram por
atualização no exterior devem chegar ao Brasil. O A5 é um deles, logo no
primeiro semestre. E em duas carrocerias – sedã e cabriolet. Segundo a
Audi, os modelos estão até 17% mais econômicos. As versões escolhidas
devem ser as 2.0 turbo, com 190 cavalos ou 252 cv.Q5 - nova geração
Audi Q5, apresentado no Salão de Paris (Foto: Divulgação)
A nova geração do Q5 foi o principal lançamento da Audi no Salão de
Paris. O SUV desembarca por aqui trazendo traços de seus dois “irmãos”,
Q3 e Q7. A grade tem as bordas mais largas do que nos veículos de
passeio da Audi, enquanto as lanternas lembram as do Q7. O novo Q5 deve
chegar com motor 2.0 turbo de 252 cv e tração nas quatro rodas.R8 Spyder - nova geração
Audi R8 Spyder (Foto: Divulgação)
A opção conversível do superesportivo chega ao Brasil com motor V10 de
540 cv – curiosamente é menos potente do que o cupê, com seus 610 cv da
versão Plus. Ainda assim, tem números de desempenho pra lá de
satisfatórios. Acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e alcança 318
km/h de velocidade máxima. Seu preço deve ficar acima de R$ 1 milhão.RS 5 - nova geração
O último lançamento da Audi em 2017 deve ser o RS 5. O modelo sequer foi apresentado no exterior, e pouco se sabe sobre especificações. A versão mais esportiva terá carroceria cupê, e já roda em testes na Europa. Sites locais dizem que ele terá um novo motor V6 de 3 litros, com potência na casa dos 480 cv.
S4 - nova geração
Audi S4 (Foto: Divulgação)
Apesar do visual “comportado”, a Audi lançará no Brasil uma versão com
mais “tempero” de seu sedã. O S4 tem sob o capô um V6 de 3 litros
sobrealimentado. São 354 cv e mais de 50 kgfm de torque. O resultado é
uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, com máxima limitada em
250 km/h. Na comparação com o A4 “convencional”, há 4 saídas de escape e
detalhes cromados, como nas capas de retrovisores e no difusor
traseiro.S5 - nova geração
Audi S5 (Foto: Divulgação)
Versão mais nervosa da linha até então (a RS 5 de nova geração ainda
não foi lançada), o S5 traz o elegante visual da nova geração – sem
esquecer da pegada esportiva. O sedã é empurrado por um V6 turbo, que
desenvolve 354 cv – mesmo conjunto do S4. A tração é integral, e o
câmbio, automático de 8 marchas. Segundo números de fábrica, a
aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,7 segundos.TT RS - nova geração
Audi TT RS 2016 (Foto: Divulgação)
A família do TT ficará completa em 2017 com a chegada das versões RS.
Tanto cupê como conversível trazem o mesmo motor 2.5 de cinco cilindros
do RS 3, mas reprogramado para ficar ainda mais potente. São 400 cv e 49
kgfm de torque, contra 367 cv do RS 3. De acordo com os números da
Audi, o TT RS Coupé é capaz de ir de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos, tempo
melhor do que o de um Porsche 911 Carrera 4S. O preço certamente será superior aos R$ 350 mil.BMW
Série 5 - nova geração
Novo BMW Série 5 (Foto: Divulgação)
O sedã alemão teve um salto tecnológico em várias áreas. O Série 5 está
até 100 kg mais leve, ganhou comandos da central multimídia por gestos,
faróis adaptativos de LED e até sistema semi-autônomo, que praticamente
dirige o carro sozinho até 210 km/h. O desenho também evoluiu, e agora
está mais parecido com o irmão maior, Série 7. Chega para concorrer com
outro rival tecnológico, o Mercedes-Benz Classe E.CHERY
Tiggo 2 - modelo inédito
Tiggo 2 é exposto pela Chery no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Flavio Moraes/G1)
O Tiggo 2 é o próximo Chery nacional. A unidade de Jacareí (SP) deve
começar a produção do SUV compacto ainda no primeiro semestre. Ele será
posicionado abaixo de Honda WR-V, Ford EcoSport e Renault Duster, na
entrada do segmento, e será equipado com motor 1.5 e câmbio manual de 5
marchas. O Tiggo 2 é um passo adiante em design na comparação com o
Tiggo vendido atualmente no país.Arrizo 5 - modelo inédito
Chery Arrizo 5 (Foto: Flavio Moraes / G1)
O Arrizo 5 é outra aposta da Chery. Menos badalado do que o Tiggo 2,
ele também deve ser montado no Brasil, só que mais para o final do ano.
Antes disso, chega importado da China, recheado de equipamentos. Há
sistema start-stop, teto solar, controle de estabilidade, luzes de LED e
tela multimídia de 7 polegadas.CHEVROLET
Equinox - modelo inédito
Chevrolet Equinox (Foto: Divulgação)
A GM confirmou que lançará um novo modelo no Brasil em 2017, inclusive
com novo nome. O candidato mais cotado é o SUV Equinox, que chegaria
para substituir a já cansada Captiva, em linha sem grandes mudanças
desde 2008. A produção do novo modelo deve ser na mesma fábrica da
Captiva, em Ramos Arizpe, no México. Inclusive, existe a especulação de
que a Captiva nem seja mais produzida.Tracker - reestilização profunda
Chevrolet Tracker 2017 (Foto: Divulgação)
O Tracker já foi apresentado ao público brasileiro, teve os preços
confirmados, mas só chegará às lojas no início de 2017. É o primeiro
lançamento da Chevrolet no ano. Além dele e o Equinox, as outras
novidades devem ser séries especiais de modelos já existentes, além da
chegada de uma nova transmissão automática – ainda sem confirmação para
modelos.CHRYSLER
Pacifica - modelo inédito
Chrysler Pacifica (Foto: Divulgação)
Apesar de ainda aparecer no site da Chrysler
do Brasil, a Town & Country saiu de linha. E a substituta,
Pacifica, ainda deve demorar para chegar. A expectativa é de que a nova
van chegue ao país no segundo semestre – isso se o câmbio for favorável.
Ela traz motor V6 de 3.6 litros e 291 cv. O câmbio é automático de 8
marchas e há uma versão híbrida.CITROËN
C4 Picasso - reestilização leve
Citroën C4 Picasso reestilizado no Salão de SP 2016 (Foto: Peter Fussy/G1)
Pouco mais de um ano depois de ter sido lançada no Brasil, a minivan C4
Picasso ganha a primeira reestilização. O modelo já teve os preços
revelados no Salão do Automóvel, mas começa a ser entregue apenas no
começo de 2017. São duas versões: Seduction, de R$ 118,9 mil e
Intensive, de R$ 125,9 mil. Ambas contam com motor 1.6 turbo de 165 cv.Grand C4 Picasso - reestilização leve
Citroën Grand C4 Picasso (Foto: Divulgação)
A mesma situação do C4 Picasso vale para a opção maior, de sete
passageiros, chamada de Grand C4 Picasso. O modelo esteve no Salão do
Automóvel, com as leves alterações. Mudam para-choques e lanternas.
Também é oferecido nas versões Seduction, de R$ 128,9 mil e Intensive,
de R$ 135,9 mil, sempre com o 1.6 turbo de 165 cv.FIAT
Mobi dualogic - nova versão
Fiat Mobi Drive 1.0 3 cilindros (Foto: Divulgação)
Além do motor 1.0 de três cilindros da família Firefly, o menor Fiat à
venda no Brasil também receberá a caixa automatizada Dualogic. Esta será
mais uma frente na qual o subcompacto irá concorrer com o Volkswagen
Up, que desde 2014 tem uma versão I-Motion, de mesma concepção. Se o
câmbio se comportar no Mobi da mesma forma que no Uno, será uma opção
interessante para o segmento de entrada.X6H - modelo inédito
'Mula' do Fiat X6H rodando em São Paulo (Foto: André Paixão/G1)
Certo mesmo é que a produção será na fábrica de Betim (MG), que se prepara há meses para a novidade. Inclusive já há unidades rodando em teste, como esta da foto, que traz componentes visuais de outros carros, chamado de “mula”.
X6S - modelo inédito
O outro membro da família do “novo Punto” é um sedã. Mas ele não sairá de Betim. O modelo, que irá substituir Grand Siena e Linea, será feito em Córdoba, na Argentina, onde a Fiat injetou US$ 500 milhões. Como faz parte da mesma linha de produto, o sedã tem codinome X6S, a última letra caracteriza o tipo de carroceria.
FORD
EcoSport - reestilização profunda
Ford EcoSport antes e depois da reestilização (Foto: Divulgação)
A Ford americana “furou” a filial brasileira e mostrou no Salão de Los
Angeles a primeira reestilização desta geração do EcoSport. Com visual à
la Edge, o SUV compacto só começa a ser vendido por lá em 2018. Bem
antes disso, já no ano que vem, ele será lançado no Brasil. Promete
melhorias no acabamento interno e novas opções de motor – um 1.5 de três
cilindros da família Dragon.Ka Trail - nova versão
Ford Ka Trail, versão 'aventureira' do hatch (Foto: André Paixão/G1)
Confirmado no Salão do Automóvel, o Ka com visual aventureiro chega
como uma nova versão. Poderá receber motores 1.0 e 1.5, e tem como
maiores alterações rodas, maçanetas, retrovisores e rack de teto na cor
cinza e grafismos especiais na carroceria. A Ford ainda não confirmou como era nova opção será posicionada na linha.Mustang - modelo inédito
Ford Mustang Shelby no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Flavio Moraes/G1)
Após várias aparições a passeio no Salão de São Paulo, o Mustang
finalmente foi confirmado pela Ford. As vendas do esportivo começam no
final de 2017, mas sequer há versões confirmadas ou uma estimativa de
faixa de preços. Seguindo a lógica do concorrente, o Chevrolet Camaro, o
Mustang favorito para desembarcar no Brasil é o GT com motor V8 de 5
litros e 435 cv.HONDA
WR-V - modelo inédito
Honda WR-V (Foto: Flavio Moraes/G1)
A Honda não quer se contentar apenas com as boas vendas do HR-V,
e vai aumentar a linha de SUVs em 2017. Apesar do nome parecido, o WR-V
traz grandes semelhanças mesmo é com o Fit. Mesmo que a Honda fale que o
modelo não é um “Fitão”, basta olhar para a lateral dos dois carros e
comparar.A marca japonesa não deu maiores informações, e disse apenas que o WR-V chega no primeiro semestre. Considerando preços de Fit e HR-V, o novo Honda deve ter preços entre R$ 70 mil e R$ 85 mil.
HR-V Touring - nova versão
Honda HR-V Touring (Foto: Divulgação)
O líder do segmento de SUVs no Brasil ganhará uma nova versão topo de
linha em março. Chamada de Touring, ela corrige o problema da falta de
alguns itens presentes na concorrência, como os sensores de luz e ré,
retrovisor interno antiofuscante, faróis de LED e airbags de cortina.
Tendo em vista que a versão EXL custa R$ 101,4 mil, a Touring pode
beirar os R$ 110 mil, se tornando pouco competitivo diante dos novos
rivais.CR-V - nova geração
Novo Honda CR-V (Foto: Divulgação)
Maior SUV da Honda no Brasil, o CR-V deve chegar renovado no final do
ano. A marca ainda não confirma, mas considerando que as vendas nos
Estados Unidos já começaram, a tendência é que o modelo desembarque por
aqui meses depois. Pela primeira vez, o CR-V será oferecido com motor
turbo – a Honda escolheu um 1.5 de 192 cv. Só não se sabe se este
propulsor estará disponível no Brasil, ou se a empresa irá manter o 2.0
aspirado de 155 cv.HYUNDAI
Creta - modelo inédito
Hyundai Creta brasileiro tem visual exclusivo, com grade e para-choque redesenhados (Foto: André Paixão/G1)
O Creta, maior aposta da Hyundai no Brasil desde o HB20 também deve
representar a maior ameaça ao reinado da dupla Honda HR-V e Jeep
Renegade na categoria dos SUVs compactos. As vendas começam em janeiro, e
a oferta de versões, com preços entre R$ 73 mil e R$ 100 mil, deve ser
um ponto positivo.i30 - nova geração
Novo Hyundai i30 (Foto: Luciana de Oliveira/G1)
A nova geração do hatch médio deve chegar à Europa nos próximos meses. E
pode aparecer no Brasil ainda em 2017. De acordo com Márcio Alfonso,
diretor de engenharia da Caoa, que vende os modelos importados da
Hyundai por aqui, o i30 será homologado para o mercado brasileiro. Resta
saber se a marca irá apostar em motores turbo, como vai fazer no
Tucson.JAC
T3 - modelo inédito
Jac S2 é o futuro T3, que deve ser fabricado no Brasil (Foto: Divulgação)
A principal aposta da Jac para 2017 é um SUV compacto. A faixa de
preços, no entanto, será a mesma de hatches com visual aventureiro, como
Renault
Sandero Stepway e Chevrolet Onix Activ. Ele terá o mesmo motor 1.5 de
127 cv do T5, e opções de câmbio manual de 5 marchas ou CVT. Deve ser um
dos Jac montados no Brasil, em Camaçari (BA).KIA
Rio - modelo inédito
Kia Rio (Foto: Divulgação)
Depois de algumas promessas, o Rio finalmente deve chegar ao Brasil. A
produção no México, que não paga imposto de importação, facilitará a
vida do compacto, primo do Hyundai HB20. Ele deve ser lançado no segundo semestre, já com o novo visual e motor 1.6 de 126 cv.KX3 - modelo inédito
Novo Kia KX3, SUV compacto da marca coreana (Foto: Divulgação)
A chegada do KX3 atrasou, e o SUV compacto, deve desembarcar no Brasil
apenas em 2017 – e ainda assim, mais para o final do ano. Ele tem 4,26 m
de comprimento, 2,59 m de entre-eixos e, na versão conceitual, foi
apresentado com motor 1.6 turbo. O nome final ainda não está definido.LAND ROVER
Discovery - nova geração
Land Rover Discovery (Foto: Flavio Moraes/G1)
A nova geração do Discovery mudou completamente. Já no nome, não há
mais um número que identifica a geração (esta é a quinta). O visual é
totalmente novo, e abandona os clássicos faróis quadrados,
característicos desde o primeiro modelo. E em termos de tecnologia, há
uma série de novidades, como o controle dos bancos por meio de um
aplicativo de smartphone. Leia maisLIFAN
X60 - reestilização leve
Lifan X60 reestilizado, apresentado no Salão de São Paulo 2016 (Foto: Flavio Moraes / G1)
Chinês mais vendido do Brasil, o X60 passa por mais um facelift, e além
do visual atualizado, ganha a opção de câmbio automático do tipo CVT. A
Lifan
ainda não definiu mês de lançamento e preço, mas ele deve custar cerca
de R$ 75 mil. O motor 1.8 de 128 cv não sofre alterações.MERCEDES-BENZ
E Coupé - nova geração
Mercedes-Benz Classe E Coupé (Foto: Divulgação)
O Classe E
Coupé só será apresentado no Salão de Detroit, no início de janeiro.
Mas já teve a venda confirmada no Brasil, ainda no primeiro semestre do
próximo ano. O E Coupé carrega muito dos outros cupês da marca, como o C
e o S, com uma elegante queda no teto e as lanternas na horizontal. O
destaque fica por conta do vidro lateral, com duas divisões.E43 AMG - nova versão
Mercedes-AMG E 43 (Foto: Divulgação)
A chegada do Classe E AMG “ de entrada” está prevista para março, ao
preço de R$ 499,9 mil. Pelo meio milhão de reais, o cliente pode levar
para casa um sedã de 401 cv, originários de um V6 biturbo de 3 litros.
Ele não traz o pacote visual do E 63, mas tem seu charme, com uma grade
repleta de pontos cravejados e belas rodas de 20 polegadas.E63 AMG - nova versão
Mercedes-AMG E 63 (Foto: Divulgação)
Uma opção mais “apimentada” do Classe E também foi confirmada pela
Mercedes. O E 63 AMG se diferencia do modelo “menos bravo” por ter motor
V8 de 4 litros – o mesmo do AMG GT – de 571 cv e 76,5 kgfm de torque.
Com esse conjunto, o sedã esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,5
segundos – mais um que supera o Porsche 911 Carrera 4S. Ainda não há
preço definido.GT R - nova versão
Mercedes-AMG GT R (Foto: Divulgação)
O “Green Hell”, ou Inferno Verde, será lançado no Brasil. O AMG GT R,
que homenageia o circuito alemão de Nurburgring, chega ao país em 2017,
certamente em uma série bem limitada, com preço acima de R$ 1 milhão. O
GT R traz uma série de melhorias na comparação com o GT S. O V8 4.0 teve
a potência aumentada para 593 cv, enquanto há novos aparatos
tecnológicos, como aletas dinâmicas e eixo traseiro capaz de esterçar as
rodas em até 1,5 grau.MINI
Countryman - nova geração
Mini Countryman (Foto: Divulgação)
A Mini antecipou em alguns meses a chegada do novo Countryman ao
Brasil. O modelo que chegaria apenas no final do ano, deve começar a ser
vendido na metade do ano. Por outro lado, a produção em Santa Catarina
não está confirmada, já que a matriz ainda estuda a viabilidade da
atualização da linha de Araquari. Outra boa notícia é que o Countryman
híbrido plug-in, que pode ser carregado na tomada, também será oferecido
por aqui.NISSAN
Kicks - produção nacional e novas versões
Nissan Kicks deve ganhar novas versões em 2017 (Foto: Divulgação)
O ano fiscal de 2016 da Nissan
só termina no final de março. E uma das metas até lá é o início da
produção nacional do Kicks – importado do México desde agosto. A
fabricação em Resende (RJ) deve resolver uma questão essencial para a
vida do SUV no país.Com versões mais baratas, ele poderá competir em melhores condições com seus maiores rivais, Honda HR-V, Jeep Renegade e Hyundai Creta. Além da SL e da SV Limited, devem ser lançadas mais uma ou duas configurações. Também é estudada a adoção de uma opção de câmbio manual para o modelo.
Frontier - nova geração
Nova geração da Nissan Frontier é lançada no Brasil (Foto: André Paixão/G1)
A nova geração da picape desembarca com um certo atraso no Brasil. Ela
esteve no Salão do Automóvel de Buenos Aires de 2015, e já é vendida na
Argentina. Por aqui, terá um novo motor 2.3 de 190 cv e uma boa
atualização visual e de equipamentos. É a última das picapes em linha no
Brasil a receber uma atualização. A Frontier é a base da Renault
Alaskan, que chega em 2018, e da picape da Mercedes-Benz, ainda em forma
de conceito.PEUGEOT
3008 - nova geração
Peugeot 3008 (Foto: REUTERS/Benoit Tessier)
O novo 3008 deixou de ser um crossover e adotou o “jeitão” de SUV na
Europa. Por aqui, deu as caras no Salão do Automóvel e teve a importação
confirmada para o primeiro semestre do ano que vem. Além do visual
completamente renovado, traz uma cabine caprichada e com visual
futurista. Deve manter o bom motor 1.6 turbo.PORSCHE
Panamera 4 E-Hybrid - nova versão
Porsche Panamera E-Hybrid (Foto: Divulgação)
A versão híbrida do novo Panamera está confirmada para chegar ao Brasil
em 2017 – ainda não há um mês específico. Na configuração “verde”, o
sedã-cupê tem potência combinada de 462 cv, sendo que 330 cv vêm do V8
biturbo e 136 cv do motor elétrico. Lembrando que a potência combinada
nem sempre é a soma simples dos dois tipos de propulsão.RAM
1500 - modelo inédito
Caminhonete RAM 1500 é apresentada no estande da Chrysler no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Alan Morici/G1)
Irmã menor da 2500, a picape deve pintar no Brasil importada do México.
As vendas devem começar no segundo semestre, e a marca americana
trabalha para que o modelo custe cerca de R$ 200 mil – faixa pouco acima
de competidoras consideradas médias, como Toyota Hilux e Ford Ranger. A
motorização escolhida deve ser a V6 3.0 diesel de 243 cv.RENAULT
Captur - modelo inédito
Renault Captur (Foto: Alan Morici/G1)
Primeiro produto inédito da Renault em 2017, o Captur será lançado
pouco antes do Carnaval. Inicialmente, chega com motor 2.0 de 148 cv e
câmbio automático de 4 marchas. O conjunto é o mesmo presente em Duster e
Oroch, e equipará as versões topo de linha. Mais para frente, chegam
opções mais baratas, com motor 1.6 de 120 cv e transmissão CVT.Duster e Oroch 1.6 SCe - novo motor
Renault Duster Oroch Dynamique (Foto: Divulgação)
O novo motor 1.6 SCe, já presente em Logan e Sandero, também vai
equipar a dupla Duster e Oroch, que começam a ser vendidos logo no
começo do ano. Nos modelos maiores, a potência é um pouco mais alta –
são 120 cv e 16,2 kgfm, contra 118 cv e 16 kgfm dos compactos. Além dos
números de performance superiores, o consumo de combustível com esta
nova unidade promete ser bem mais baixo.Koleos - modelo inédito
Renault Koleos (Foto: Divulgação)
O plano de rechear a linha de SUVs terá como modelo mais caro – e
completo – o Koleos. Apesar do nome de pronúncia complicada, a chegada
do utilitário é certa para maio. Ele chega importado da Coreia do Sul,
trazendo motor 2.5 aspirado de 175 cv. O veículo, mostrado no Salão de
São Paulo, traz acabamento caprichado e porte para brigar com Hyundai
Santa Fe e Kia Sorento.Kwid - modelo inédito
Renault Kwid (Foto: Alan Morici/G1)
Mostrado como um showcar no Salão do Automóvel, o Kwid será lançado
apenas no segundo semestre. A Renault divulga poucas informações do
modelo, mas o G1 apurou em julho que o subcompacto será vendido como um
“micro SUV”, e terá motor 1.0 de três cilindros de 75 cv – uma versão
simplificada do motor SCe de Logan e Sandero.TOYOTA
Corolla - reestilização profunda
Toyota revela reestilização do Corolla na Europa (Foto: Divulgação)
Mesmo com rivais mais modernos, o Corolla mantém a firma liderança entre os sedãs médios. Ainda assim, a Toyota
vai promover mudanças em seu modelo mais vendido. Na dianteira, os
faróis ficarão mais afilados, e a grade com perfil mais esguio.Na cabine, as saídas de ventilação laterais ganham formato arredondado. Bom mesmo seria se o sedã passasse a ter controles de tração e estabilidade – itens que ele não conta nem na versão mais completa.
RAV4 - remodelação leve
Toyota RAV4 2017 (Foto: Divulgação)
Apresentado de forma tímida no Salão do Automóvel, o RAV4 chega logo no
começo de 2017 com mudanças igualmente discretas. São novos os
para-choques, faróis e lanternas e grade. Fora isso, praticamente tudo
igual. Inclusive o conjunto mecânico, composto de motor 2.0 aspirado com
transmissão CVT.VOLKSWAGEN
Amarok V6 - novo motor
A caminhonete Amarok é vista no estande da Volkswagen no Salão do Automóvel de São Paulo 2016 (Foto: Alan Morici/G1)
Apesar de já estar à venda no Brasil, a Amarok atualizada não recebeu a
mudança mais esperada – o motor V6 diesel de 3 litros e 224 cv. Ele só
desembarca no Brasil no 2º semestre de 2017, com uma nova versão topo de
linha. Com este propulsor, o modelo da Volkswagen se tornará a picape média mais potente do país.Tiguan - nova geração
Volkswagen Tiguan no Salão de Frankfurt 2015 (Foto: Ralph Orlowski/Reuters)
Na Europa, a Volks até transferiu a produção do antigo Tiguan para
atender mercados secundários enquanto o novo carro vai sendo abastecido
na Europa. A nova geração deve pintar mais para o final do ano –
produzida no México, com entre-eixos alongado na comparação com o modelo
europeu. Com isso, o SUV não pagaria imposto de importação e ganharia
competitividade no mercado local. Esta versão inclusive será apresentada
no Salão de Detroit, em janeiro, e vai se chamar AllspaceUp - reestilização leve
Volkswagen Up! passa pela primeira reestilização (Foto: Divulgação)
Ausência no Salão do Automóvel, o Up reestilizado deve dar as caras no
Brasil no primeiro semestre, apesar de a fabricante não confirmar. As
mudanças não são grandes – incluem novos para-choques, grade superior
maior e lanternas com nova disposição das luzes. Por dentro, se seguir o
modelo europeu, o Up pode ganhar uma central multimídia mais
sofisticada, novo quadro de instrumentos e até ar-condicionado digital.
Os modernos motores 1.0 aspirado e turbo não sofrem mudanças.VOLVO
S90 - novo modelo
Volvo S90 (Foto: Jewel Samad/AFP Photo)
O sedã topo de linha da Volvo desembarca no Brasil no 2º semestre,
trazendo o mesmo nível de tecnologia do SUV grandalhão XC90. Ele é capaz
de dirigir sem auxílio do motorista em velocidades de até 130 km/h,
além de detectar animais de grande porte, seja dia ou noite. A
motorização escolhida pela Volvo deve ser a T6, com um 2.0 de 320 cv.XC90 T8 - nova versão
Volvo XC90 T8 (Foto: Divulgação)
A linha do XC90 deve ficar completa ainda no primeiro semestre de 2017. Depois da versão a diesel, a Volvo
trará ao Brasil um lote limitado da série Excellence. Em vez de sete
pessoas, ela leva quatro ocupantes com muito luxo, com direito a
geladeira e taças de cristal. Já a versão T8 deve ser fixa. Ela é
híbrida, e tem potência combinada de 400 cv e possibilidade de recarga
na tomadafonte : http://g1.globo.com/