Confira neste post as fotos do novo carro da McLaren para a temporada 2021 da F1, o MCL35M, e o que esperar da equipe britânica neste ano:
Pilotos da McLaren na F1 2021:
3 – Daniel Ricciardo (AUS)
4 – Lando Norris (ING)
A McLaren começa a temporada 2021 da F1 com a certeza de que os dias complicados da era Honda enfim ficaram para trás. No ano passado, a escuderia britânica reafirmou sua volta por cima e fechou o Mundial de Construtores na terceira colocação, melhor resultado desde 2012, quando tinha Lewis Hamilton e Jenson Button em seu equipamento.
Para 2021, a McLaren terá, sim, uma semelhança com a de 2012:
a volta da Mercedes como fornecedora de motores.
Foi com a Mercedes que a McLaren viveu seu último grande auge na F1. A parceria com a marca alemã durou de 1995 a 2014 e rendeu três títulos mundiais: dois com Mika Hakkinen e um com Hamilton.
Como no início da década passada a montadora germânica passou a ter uma equipe própria, a McLaren perdeu a prioridade no fornecimento do motor. Em busca de retomar os dias de glória, a escuderia fechou a parceria com a Honda – que foi um fracasso – e depois assinou com a Renault. Mas um estudo interno, feito no fim de 2019, apontou que a melhor alternativa era mesmo retomar os laços com a Mercedes.
A única dúvida que fica é se a McLaren teve tempo de preparar o carro. É que, por causa de tudo o que está acontecendo no mundo, a F1 limitou o desenvolvimento do carro de 2021, com as equipes podendo fazer poucas mudanças. No caso da McLaren, quase tudo foi direcionado para se adaptar ao motor Mercedes. Resta só ver se o restante do equipamento não foi comprometido.
Pelas regras para 2021, para mexer em cada área do carro, as equipes precisam pagar um preço. Não em dinheiro, mas em tokens. E cada parte do equipamento tinha um valor diferente. Não é por acaso que a McLaren escolheu gastar os seus tokens na traseira do carro, uma vez que precisava acomodar o propulsor da Mercedes.
Por essa razão, as principais novidades do MCL35M estão por baixo da carenagem, já que toda a traseira precisou ser refeita, porque o design do motor Mercedes é muito diferente do Renault, principalmente quanto à necessidade de refrigeração.
De visível, pelo que foi mostrado até agora, o sidepod está mais fino em relação ao carro do ano passado e mais esculpido, o que pode facilitar a passagem de ar para a traseira do carro, aumentando a downforce. Também dá para notar o assoalho (a parte preta) ser menor que a de 2020, mas aí devido a uma alteração nas regras da F1 para 2021.
Na parte da frente, chama a atenção o bico muito parecido com o da Mercedes. Mas ele não é exatamente uma novidade. Já estava na McLaren desde meados da última temporada, por isso não entrou na conta dos tokens gastos para este ano.
De qualquer forma, 2021 é um ano de transição para a escuderia britânica e também de adaptação ao equipamento da Mercedes. O foco é 2022, quando as novas regras da F1 entram em vigor, e a McLaren espera dar o pulo do gato para as primeiras colocações.
A outra novidade para 2021 é a vinda de Daniel Ricciardo. O australiano já tinha negociado com a equipe britânica em 2018, mas na época preferiu assinar com a Renault. Agora, ele chega motivado com a boa fase da McLaren e espera levá-la de vez ao pelotão da frente.
Fica a expectativa de o australiano repetir a química que Lando Norris, o outro titular da esquadra, tinha com Carlos Sainz em 2020, o que foi fundamental para que o time obtivesse o terceiro posto entre os Construtores.
PONTOS FORTES DA MCLAREN 2021 NA F1
A continuidade tem sido o ponto forte da McLaren. Zak Brown, o CEO da marca, conseguiu contratar nomes de peso como Lando Norris, o chefe de equipe Andreas Seidl e o projetista James Key, e todos eles continuam para 2021. Isso sem falar no reforço que é a chegada de Daniel Ricciardo, com sete vitórias em sua carreira na F1, e da Mercedes como nova fornecedora de motores.
PONTOS FRACOS DA MCLAREN 2021
Pode não parecer, mas a McLaren vive uma crise financeira seríssima. No ano passado, a escuderia precisou pedir dinheiro emprestado para bancos do Bahrein para não fechar as portas durante a pandemia. Ela também colocou à venda sua icônica sede em Woking (aquela onde tem os carros antigos e um enorme lago artificial) para tentar levantar recursos, além de ter promovido demissões.
O momento mais complicado parece já ter ficado para trás, mas a pressão econômica pode comprometer o trabalho do time neste ano.
Confira abaixo outras imagens do McLaren MCL35M, o novo carro da equipe inglesa para a temporada 2021 da F1:
O novo carro da McLaren, o MCL35M, visto de lateral