A FOM fez uma análise dos três dias de testes no circuito do Bahrein. No estudo dos dados destes testes, foram efetuadas as correções necessárias para eliminar as diferenças devidas à quantidade de combustível, às condições climatéricas em que foram acertados os tempos e aos pneus. O estudo mostra alguns pontos importantes.
A FOM criou dois rankings, assim como em 2020, com base nos dados disponíveis. Uma classificação é sobre o ritmo de corrida e uma classificação é sobre a velocidade em uma volta. A Red Bull é de longe a mais rápida quando se trata de velocidade de classificação, enquanto a Mercedes parece destinada a dominar as corridas. Um pouco ao contrário do que vimos nas últimas temporadas.
Resta saber se a posição inicial do grid prevalecerá sobre o ritmo da corrida ou vice-versa. Em outras palavras, se o melhor ritmo de corrida é realmente suficiente para ultrapassar (DRS incluído) na pista. Pelas simulações ainda não está claro o que será mais importante em 2021. Por causa do novo piso, a aerodinâmica, o que também terá impacto no ar sujo gerado pelas equipes.
Veja os dados do estudo:
Corridas longas:
- 1) Mercedes
- 2) Red Bull: + 0”40
- 3) Aston Martin: + 0”73
- 4) McLaren: + 0”76
- 5) Alpine: + 0”89
- 6) Ferrari: + 1”58
- 7) Alpha Tauri: + 1”76
- 8) Alfa Romeo: + 1”90
- 9) Williams: + 2”00
- 10) Haas: + 2”90
Voltas de classificação:
- 1) Red Bull
- 2) Mercedes: + 0”52
- 3) McLaren: + 0”59
- 4) Aston Martin: + 0”72
- 5) Alpine: + 0”80
- 6) Alpha Tauri: + 0”97
- 7) Alfa Romeo: + 1”21
- 8) Ferrari: + 1”28
- 9) Haas: + 1”50
- 10) Williams: + 1”95
